Prezado cliente,

De acordo com o comunicado da FEBRABAN n°158/2014, a cobrança bancária na modalidade sem registro deixa de existir a partir de 10 Julho de 2017. Iniciando pelos boletos acima de R$ 50 mil e ao longo dos meses seguintes o valor irá diminuindo até o término da implantação, que será em 11 de dezembro de 2017.

Para acessar o arquivo PDF com as principais características da Nova Plataforma de Cobrança clique aqui.

No entanto, é importante destacarmos que uma das mudanças é a forma de recebimentos dos bancos. Os mesmos terão que consultar uma base centralizadora (CIP-Câmera Interbancária dos Bancos) para acatar o pagamento.

O que isso impactará em nossa rotina?

O sacado não poderá efetuar o pagamento dos boletos que não forem registrados na CIP. Para evitarmos esse transtorno, estamos solicitando que os arquivos de cobrança sejam enviados diariamente até às 16h30min, respeitando o prazo de vencimento dos títulos de acordo com a sua carteira:

Carteira Direta (109) Títulos devem ser enviados com no mínimo 03 dias antes do vencimento.
Carteira Escritural (112) Títulos devem ser enviados com no mínimo 07 dias antes do vencimento.

Para os clientes da carteira direta (109), pedimos que verifiquem se todas as instruções destacadas no corpo do boleto (mora/multa/desconto) estão devidamente registradas no arquivo remessa e se os campos de beneficiário, pagador, e sacador avalista estão corretamente preenchidos.

Beneficiário Banco Guanabara S.A.
Pagador Sacador
Sacador-Avalista Cedente

Pedimos que respeitem as informações acima para evitarmos futuras rejeições nos pagamentos.  Além disso, para os clientes que utilizam o SISCOB, por gentileza, verificar se estão utilizando a versão 4.0. Caso negativo, entrar em contato com o setor de cobrança para atualização.

Atenciosamente,

Departamento de Cobrança.
(21) – 2562-9552